Re: Gnome em =?ISO-8859-1?Q?decad=EAncia=3F?=

Pessoal,

Adina não consegui ler, mas o Lucas Rocha já escreveu algo em relação ao artigo original

http://planeta.br.gnome.org/
http://blogs.gnome.org/lucasr/2008/06/09/notes-on-the-future-of-gnome-the-great-achievements/

Abraço, tudo de bom,
Rodrigo de Brum Chimainski

Em Sex, 2008-06-13 às 15:59 -0300, Pedro de Medeiros escreveu:
2008/6/13 Wildner Leandro Pereira <wildner1 gmail com>:
> Pessoal;
>
> A idéia de juntar os comentários é ótimo, assim os desenvolvedores recebem
> um feedback do que os usuários pensam do Gnome, do que necessitam e do que
> esperam do mesmo.

A priori, não gosto da idéia. Acho que ela só servirá para aumentar a
razão ruído-sinal em cima do problema, a não ser que haja realmente
algo de útil para se dizer (definir planos, metas, objetivos ou propor
soluções) além de manifestar simples apoio. Acredito que a melhor
forma de ajudar e mostrar que você se importa é dedicando o seu
tempo e mostrando resultados, como deveria ser em todo projeto
de software livre.

> [...]
>
> Bugs deveriam ser resolvidos mais rapidamente.
> Falta diálogo de seleção de arquivos do GNOME, por exemplo, ainda não
> oferece operações básicas de gerenciamento, como a capacidade de renomear e
> apagar arquivos, além da falta de suporte à exibição de arquivos como
> thumbnails.
>
> Galera, se escrevi alguma bobagem por gentileza me orientem, sou usuário
> exclusivo do linux há 2 anos, não sou programador e a única forma de ajudar
> é dando a minha opinião.
>
> Vamos fazer chegar nossas reinvidicações a quem decide e faz acontecer.

Esse não é o local pra isso. Aconselho a você procurar no bugzilla
do GNOME (bugzilla.gnome.org) se esses pedidos de melhorias já
existem (acredito que a maioria desses que você citou já exista).
Mas não use o termo "reinvindicação", porque fica parecendo que
é obrigação do programador atender às reclamações de usuários,
enquanto que a maioria dos colaboradores desses projetos não
são nem pagos para isso (e mesmo que sejam pagos para trabalhar
no GNOME, não somos nós que estamos pagando, quanto mais pra
definir o que é prioridade ou não).

(A etiqueta do bugzilla do GNOME pode ser um bom guia:
https://bugzilla.mozilla.org/page.cgi?id=etiquette.html )

Pra piorar, o que acontece é que, num projeto como GTK+, falta
gente até pra fazer manutenção básica da biblioteca, quanto mais
atender a pedidos por "features" de terceiros.

Considerando-se que existem problemas, mesmo simples, que
são difíceis de se resolver (por exemplo, bugs #56070, #316087 e
#325150) por causa da complexidade inerente que o GTK+ adiquiriu
durante todos esses anos. A curva de aprendizado para se colaborar
com o GNOME está muito, muito íngreme. Acho que o fato de haver
pouca gente nova colaborando com o projeto é um dos maiores
sintomas da suposta decadência do GNOME e o motivo de vermos
poucas melhorias. Isso é uma das coisas que a próxima versão
maior do GTK+ deve [tentar] melhorar no futuro.

Apesar disso, a melhor forma de colaborar com o GTK+, quando o
relatório do problema já existe, ainda é programar você mesmo
essas melhorias, fornecer análises sobre como atacar o problema,
ou, no caso de melhorias de interface, criar um modelo de interface
gráfica e colocar no relatório para que outros opinem.

Mas não vamos transformar essa thread numa lista de melhorias
de interface que falta ao GNOME, o espaço pra isso já existe. O
problema real do GNOME é outro. :)

Pedro