=?utf-8?Q?Re:_Gnome_em_decad=C3=AAncia=3F?=

Opa,

saindo do ghosting porque acho que o assunto merece um comentário.

***

A reportagem da Linux Magazine foi 'afobada' demais. Não levou em conta a discussão interessantíssima que está acontecendo no Planet GNOME. Enfim, manchetes sensacionalistas vendem mais... e paro por aqui com relação à LM Brasil.

***

O termo "decadência", do Andy Wingo, foi mal aplicado, e o meu temor é que isso acabe com uma discussão que, sim, é interessante.

Há 10 anos atrás, um grupo de pessoas resolveu fazer um desktop livre e usável. 10 anos depois, podemos dizer que o GNOME cumpriu o objetivo dos seus fundadores: é um desktop livre e usável, utilizado por milhões de pessoas para trabalhar, aprender, se divertir, se relacionar etc. Objetivo cumprido, com louvor, porque não há mais muito o que fazer, só perfeccionar o praticamente perfeito.  Uns chamam de 'decadência', eu chamo de 'objetivo alcançado'.

O meu temor é que o uso do termo "decadência" tire o foco da questão principal, que IMHO é "como se manter um desktop livre e usável num mundo em que as pessoas usam computadores e sistemas operacionais para lançar aplicações Web".