=?ISO-8859-1?Q?Re:_Gnome_em_decad=EAncia=3F?=

Pessoal;

A idéia de juntar os comentários é ótimo, assim os desenvolvedores recebem um feedback do que os usuários pensam do Gnome, do que necessitam e do que esperam do mesmo.

Penso que o Gnome é ótimo, mas poderia ser melhorado na parte de desempenho e usabiliade, por exemplo:

Desempenho: O pessoal do desenvolvimento deve continuar a melhorar o desempenho, aasim como fez no 2.22, já está bem melhor do que os anteriores, o Nautilus abre mais rápido.

Usabilidade:
Preferências e Administração: Devem ser reagrupados de uma forma mais limpa, menos empilhados, devem ser mais organizados e intuítivos.
Editor do Painel: Temos que melhorar o desempenho deste aplicativo, as vezes ao arrastar os atalhos não vão para o local escolhido e os atalhos ficam duplicados, tenho que voltar e desmarcar manualmente, ou seja, não é amigável.
Lixeira: Deve ter a recuperação de arquivos.
Nautilus:Por que essa aba demora tanto para sair?
             Deveria ter uma opção como no Firefox, para baixar os Scripts, emblemas extras etc.
Áreas do Desktop: Deveria ter a possibilidade de inserir 1 wallpaper distinto em cada área.
Gtk3: O visual das janelas do metacity, poderiam ser mais reenderizados, poderiamos ter assim como no Firefox a opção de baixar Temas pre-configurados.

Bugs deveriam ser resolvidos mais rapidamente.
Falta diálogo de seleção de arquivos do GNOME, por exemplo, ainda não oferece operações básicas de gerenciamento, como a capacidade de renomear e apagar arquivos, além da falta de suporte à exibição de arquivos como thumbnails
.

Galera, se escrevi alguma bobagem por gentileza me orientem, sou usuário exclusivo do linux há 2 anos, não sou programador e a única forma de ajudar é dando a minha opinião.

Vamos fazer chegar nossas reinvidicações a quem decide e faz acontecer.

Abs

2008/6/13 Vilson Vieira <vilsonv gmail com>:
Bom dia Gustavo,

2008/6/13 Gustavo Noronha Silva <gns gnome org>:
> Lá isso é verdade. A idéia é que um artigo desse tipo demonstraria bem a
> idéia de que o problema não é com o GNOME atual ou com o que já foi
> atingido - em particular, que o GNOME não está 'para trás' quando
> comparado com outros desktops, evidenciando que o problem é de futuro.

entendi tua "estratégia", realmente, tua idéia para o artigo deixaria
claro que o GNOME não está decadente _hoje_.

> In other news, eu sei que muita gente já falou que ferramentas por si só
> não servem, mas com webkit/gtk+ e clutter eu acho que o potencial para
> inovação brotar a qualquer momento está em alta =).

Concordo! As idéias do Miguel [1,2] para integrar as aplicações com a
Web também são boas. Soluções para agregar semântica - e por
conseguinte, tornar o GNOME "semantic web friendly" - teriam de ser
pensadas; tenho algumas idéias para isso. No artigo, creio que
poderiam ser citadas tais ferramentas/idéias como base para as
inovações futuras que o Wingo sentiu falta em seu post.

Concluindo, seriam dois objetivos no artigo (ao meu ver): (1) mostrar
que, durante a história de desenvolvimento do GNOME, comparado com
outros desktop managers, não ficamos para trás e (2) temos as
ferramentas/idéias necessárias para inovações futuras. Isso?

Pode contar comigo para ajudar no artigo.

Abraços.

REFS:

[1] http://tirania.org/blog/archive/2005/Nov-26-2.html
[2] http://tirania.org/blog/archive/2005/Nov-27-1.html