Re: libgda - master

"Criar um grafico de tudo ou das tabelas..."... Eu nunca escutei "grafo"
e para mim que estou fora do Brasil ha' 19 anos, soa estranho, mas...
mais uma vez vou com o que voces me falarem :)

Dependendo do contexto, pode ser grafo sim... é um termo usado na matemática / ciências da computação (teoria dos grafos..)
:)

2009/9/5 Og Maciel <ogmaciel gnome org>
On Sat, 2009-09-05 at 16:08 -0300, Rodolfo Ribeiro Gomes wrote:
> Eu não estudei BD formalmente, por isso não sei como que é traduzido
> em livros. Só uso.

Ja' de volta em casa, posso teclar sem usar o telefone ;) Tudo que eu
aprendi sobre tecnologia, aprendi aqui nos Estados Unidos, entao quando
digo que nunca escutei certo termo em portugues, e' porque eu realmente
nunca o escutei :)

> Mas o OpenTran mostra uma salada de traduções, inconsistente até no
> gnome. Ora é gatilho, ora disparador, ora trigger, o KDE usa também
> como ativação...

Pode crer! Podemos perguntar isso na lista do LDP-BR pra' buscar mais
feedback. Com certeza vao ter mais pessoas com experiencia em bancos de
dados que poderao nos ajudar.

> Agora mais duas dúvidas:
>
> - DSN (Data source name) é masculino ou feminino? Claro que pela
> tradução indica ser masculino (nome), mas o .po usa essa sigla para se
> referenciar a Fonte de dados mesmo, nao o "nome".

Realmente, eu acho que podemos deixar como feminino (a fonte de
dados)... Se voce quizer fazer a modificacao, eu aprovo na hora do
commit.

> [...]
> com caixas e interligações (nós e relações). Por isso optei por grafo
> em vez de gráfico. Gráfico para mim passa idéia de estatísticas ou
> comportamento de algo em relação a outra coisa (vendas ao longo do
> tempo, por exemplo).
> "Create a graph of all or the listed tables"
> Inclusive em uma string ele menciona o GraphViz (http://www.graphviz.org/).

"Criar um grafico de tudo ou das tabelas..."... Eu nunca escutei "grafo"
e para mim que estou fora do Brasil ha' 19 anos, soa estranho, mas...
mais uma vez vou com o que voces me falarem :)

Grande abraco, e sobre o que disse em um email anterior sobre os erros
que eu arrumei, nao esquenta nao. Quem aqui que  nao fez o mesmo? :)
--
Og B. Maciel

omaciel foresightlinux org
ogmaciel gnome org