=?ISO-8859-1?Q?Re=3A_Tradu=E7=E3o_dos_menus_padr=E3o_do_GNOME?=

2009/9/26 Leonardo Ferreira Fontenelle <leonardof gnome org>:
Tempos atrás, eu procurei padronizar os nomes de ações padrão do GTK+ e
de menus padrão do GNOME. Estes últimos fazem parte da libgnomeui, uma
biblioteca obsoleta. Em vez de reaproveitar os menus da libgnomeui, cada
vez mais os aplicativos recriam os próprios menus, ainda que mantendo
(do ponto de vista do usuário) a padronização.

Sugiro aos atuais tradutores manter um arquivo PO especial, ou uma
simples tabela no wiki, com a tradução padronizada para os menus padrão
do GNOME. Além do módulo libgnomeui, esses menus podem ser encontrados
nessa página das Diretrizes de Interface Humana do GNOME:
http://library.gnome.org/devel/hig-book/stable/menus-standard.html
Não sei se entendi muito bem o que é padronizado. Por exemplo o menu
editar, que tem em um monte de aplicativos GNOME, tem sempre a trinca
Cut, Copy e Paste que são traduzidos, respectivamente como Recortar,
Copiar e Colar, assim como o menu Help que tem o About (e estes são
traduzidos como Ajuda e Sobre) . Esse tipo de tradução que temos que
padronizar ?

Se sim, eu concordo (e crio até a tabela).

(A propósito, é necessário também padronizar a tradução da libegg, que
os aplicativos incorporam em vez de se ligar dinamicamente, de forma que
as mensagens acabam sendo retraduzidas a cada aplicativo.)

Um abraço!