desenvolverei interface sem patente?

Após sair do Campus Party estou animado a desenvolver evoluções no design de interfaces gráficas incorporando modificações ousadas e futurísticas.

Apesar de estar inclinado a ficar do lado da filosofia do software livre (mas lembrando que design NÃO é software e portanto GPL não é aplicável), uma das perguntas que me atormentam é se devo patentear ou não tais propostas de interfaces. E se não patentear, será que devo me proteger por exemplo com testemunhas?

Enfim, a enquete (que se preferirem podem responder pelo meu e-mail pessoal) é:

- patentear ou não?
- que outra proteção é boa caso não se patenteie? (criar uma comunidade de testemunhas para provar que desenvolvemos primeiro?)

Ah, e outra

- que tipo de serviço vocês recomedam p/ publicizar: Wordpress? Multiply? O GoogleSites é ótimo, mas talvez com recursos em excesso...

Nesse campo de interfaces, muita coisa é patenteada, tal como a proposta da Apple de Desktop 3D: http://news.cnet.com/8301-13579_3-10121240-37.html Por isso fico em dúvida se a patente ainda não seria uma forma de outros roubarem a idéia indevidamente (indevidamente me refiro a roubo mesmo, pois compartilhar minhas idéias mas com autoria reconhecidamente minha.)

Célio Ishikawa
(muito em breve, com página na net sobre o assunto)