Re: desenvolverei interface sem patente?

Bom dia Célio,

Se você for desenvolver no modelo de software livre, não precisa se
preocupar com patentes, caso opte por um desenvolvimento fechado,
serial melhor patentear.

Lembre-se que existem outra licenças livres que não a GPL, eu por
exemplo prefiro usar a MIT X11 que dá maiores possibilidades,
recomendo uma leitura em algumas das licenças usadas por programas
livres, aqui você encontra algumas delas (se não todas):

   http://www.opensource.org/licenses/alphabetical

Note que software livre não é apenas filosofia como alguns tendem a
mostrar, software livre é também um modelo de negócios e em alguns
casos apenas um modelo de distribuição.

Quanto a formas de publicação, o ideal para projetos livres seria usar
o SourceForge, o GoogleCode ou mesmo o GitHub, para projetos fechados
poderia usar outras soluções. O Wordpress é apenas um sistema de blog
e o uso do mesmo para notícias (posts) sobre o projeto não invalidada
o uso das ferramentas citadas. Já o Google Sites e o Multiply não os
vejo sendo usados para esse tipo de propósito.

Em tempo, recomendo a você um maior estudo sobre o que é software
livre, como as comunidades operam, os tipos de licenciamento e o
caminho traçado por algum projetos conhecidos pois você me parece um
pouco perdido ainda (posso estar enganado) e pela experiência vemos
que algumas pessoas acabam não entendendo e tendo expectativas
incorretas e até mesmo problemas quando na adoção desse modelo de
negócios. Sua preocupação com patentes e aproveitamento do seu
trabalho sem créditos o fazem um grande candidato a esse tipo de
problema que estou mencionando.

Sorte,
Everaldo.