Re: GTK +3 Reference Manual

Olá, Thiago!

Obrigado pelo seu interesse em contribuir para a tradução do GNOME. É
sempre bom poder contar com o interesse da comunidade em contribuir,
principalmente no que ser refere à documentação.

Infelizmente, o GTK+3 Reference Manual não parece estar disponível
para tradução, ao contrário de diversas outras documentações do GNOME.
Isso ocorre, pois é primeiro necessário que o desenvolvedor prepare a
internacionalização da documentação para depois ser disponibilizada na
plataforma de tradução, chamada de "Damned Lies". Ao que parece, nada
disso foi feito.

Se quiser contribuir com tradução de documentação relacionada a
código, há alguns módulos do developer.gnome.org que podem ser
traduzidos e estão precisando de atenção:

* Diretrizes de programação:
https://developer.gnome.org/programming-guidelines/stable/index.html.pt_BR

(URL no Damned Lies:
https://l10n.gnome.org/vertimus/gnome-devel-docs/master/programming-guidelines/pt_BR/)

* Demonstrações da plataforma de desenvolvimento do GNOME:
https://developer.gnome.org/gnome-devel-demos/stable/index.html.pt_BR

(URL no Damned Lies:
https://l10n.gnome.org/vertimus/gnome-devel-docs/master/platform-demos/pt_BR/)

Para o caso de querer traduzir essas documentações ou outro módulo do
GNOME e não souber como funciona: a tradução do GNOME é feita em
arquivo PO (gerados usando a biblioteca GNU Gettext) usando algum
editor especializado para esse tipo de arquivo, como o gtranslator
[1], poedit [2] e muitos outros. Você encontra muitas informações em
página wiki TranslationProject [3]. Estou à sua disposição para
responder qualquer pergunta que venha a ter.

[1] https://wiki.gnome.org/Apps/Gtranslator
[2] https://poedit.net/
[3] https://wiki.gnome.org/TranslationProject/

Atenciosamente,
Rafael Fontenelle

Em sex, 14 de jun de 2019 às 09:52, Thiago Silva por