Re: =?ISO-8859-1?Q?D=FAvida=2E?=

On Fri, 2008-11-07 at 12:12 -0300, Toy wrote:
> Desculpe se ofendi alguém, mas não entendi o ponto de reescrever o gnome
> a não ser por capricho mesmo em ver o que você gosta na sua linguagem
> preferida, mas para isso não teria de ser feito em comunidade?

O que eu quis dizer foi que ninguém está querendo reescrever nada do
GNOME em outra linguagem. Que se isso fosse feito seria porque cada
responsável por cada projeto, o time de lançamento, e talvez até a board
acham uma boa idéia. O Miguel de Icaza não tem tanta influência assim.

> Em uma outra conversa alguém já levantou: - Se isso ocorrer vamos ter de
> cara um fork continuado em C - liberdade não é isso?

Forks do projeto GNOME existiram e morreram por falta de manutenção
(Veja o goneme http://www.akcaagac.com/index_goneme.html, por exemplo),
mas não se assuste, o GNOME só muda se a comunidade GNOME achar que
deve. O GNOME é um projeto grande demais pra um grupo minoritário
transformá-lo sem ter muito boas razões que conquistem muita gente.

> Bom, estou tentado compreender o Icaza em relação a esse maravilho
> projeto Gnome.

O meu entendimento é que ele é um cara competente tecnicamente,
visionário, que foi importante por fundar e criar as estruturas
fundamentais do nosso projeto atual. Ele também aderiu a muitas idéias
ruins, como o Bonobo (eu também aderi, na época, então quem sou eu? =D),
mas isso não tira dele o brilhantismo e a importância passada.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <gns gnome org>
GNOME contributor: http://www.gnome.org/