Gmail, IMAP e Evolution

Fiquei sabendo recentemente que o Gmail agora tem suporte a IMAP.
Minha conta ainda não foi habilitada, mas mesmo assim configurei o
Evolution (recém-instalado) e tudo funcionou bem.

Os "marcadores" (tradução do Google para "label") são essencialmente
etiquetas ("tags") no sentido web 2.0, já que você pode usar mais de
um marcador numa conversa, enquanto nos sistemas traducionais cada
e-mail só pode estar em apenas uma pasta ao mesmo tempo.

Acessando minha conta no Gmail usando o IMAP, a caixa de entra aparece
como tal,
e para cada marcador aparece uma pasta, que não está dentro da caixa
de entrada, mas "em paralelo". Existe ainda uma pasta "[Gmail]" (sem
aspas mas com colchetes), tendo como subpastas "Com estrela", "E-mails
enviados", "Todos os e-mails" etc.

Tenho três dúvidas em relação ao uso do Gmail via IMAP no Google.

1. Como usar os marcadores Gmail dentro do Evolution? A princípio,
seria só arrastar a mensagem para a pasta correspondente, mas não sei
se isso funcionaria. Primeiro, porque no webmail (interface web do
e-mail) o e-mail pode estar na caixa de entrada e ao mesmo tempo ter
marcador; segundo porque então não sei como colocar um e-mail ao mesmo
tempo. Lembrando, estou falando das pastas que correspondem aos
"marcadores" configurados no Gmail.

2. Se eu usar os marcadores do Evolution, como eles serão
sincronizados com o Gmail? Estou referindo-me àqueles cinco, cada um
com uma cor, semelhantes aos do Thunderbird.

3. No webmail, todas as ações se aplicam à conversa inteira, que é
mais ou menos o que em geral se chama FIXME ("thread"). As ações (por
exemplo, aplicar marcador ou excluir) se aplicam inclusive às nossas
mensagens dentro dessa sequência. No Evolution (e todos os outros
clientes de e-mail) as ações se aplicam a e-mails individuais, então
daí pode surgir um conflito. Como o Gmail lidaria com isso?

Para mim é novidade usar IMAP, por isso escrevo à lista para ver se
alguém já sabe como proceder. Estou disposto a fazer pequenas
experiências se necessário, mas prefiro contar com o conhecimento dos
colegas se possível!

Abraços,

Leonardo Fontenelle
http://leonardof.org