Acentuação em programas que estão em inglê

Olá pessoal,

Instalei o arch linux e o gnome 3.6 e percebi que não estava funcionado acentos em programas que estão em inglês, por exemplo: veusz, rstudio, scilab, skype...

Quando eu coloco acentos, aparece dessa forma: ´a, ^e, ~a...

Ou seja, os acentos aparecem primeiro que as vogais. O meu teclado está configurado corretamente (br-abnt2 e pt_BR.UTF-8) e os programas em português a acentuação funciona bem. No cinnamon está funcionando bem, a questão é apenas no gnome 3

Alguém sabe como consertar esse problema?

--
Rodolfo Marcondes Silva Souza
Curriculum lattes (http://lattes.cnpq.br/4486320338778858)