Re: =?ISO-8859-1?Q?Apresenta=E7=E3o?=

Bem vindo Reinaldo,

On Tue, 2012-02-21 at 02:39 -0200, Corvolino winS wrote:

> Quais os primeiros passos a se dar? Eu tive uma breve conversa com o
> OgMaciel e o mesmo me sugeriu a vim aqui pedir auxilio, eu não quero
> incomodar a ninguém, gostaria mesmo de aprender e ajudar as pessoas.
> Qual(is) o(s) primeiro(s) passo(s) a se dar? Alguém poderia me ajudar
> a iniciar, repetindo que não quero ser um peso ou tomar o tempo de
> ninguém aqui, pois sei que são pessoas ocupadas.

Você sabe programar? Ou a intenção é se aprender pra contribuir?

Pro GNOME especificamente, acho uma boa idéia tentar brincar um pouco
primeiro com glib, gobject e gtk+. Seguir um tutorial é uma boa e
brincar um pouco com a tecnologia, aí você já fica mais a vontade pra
entender o código do projeto que você quiser contribuir.

Um outro passo é decidir pra qual módulo você quer contribuir. O ideal é
algo que você use. Não sei se você tem preferência pra linguagem, mas é
um fator que afeta a decisão também. Depois disso baixe o código fonte
pelo git e tente compilar.

Começar olhando os bug reports, fazendo triagem, testando pra daí tentar
resolver algum bug é um bom começo pra já ir se enturmando. Os bugs
marcados como gnome-love são os mais indicados pra iniciantes.

Entre no canal de IRC do software que você for contribuir e em
#gnome-hackers na rede GimpNet. Também entre pra lista de discussão do
software.

Bom, acho que esses já são bons primeiros passos. Quem pensar em mais
coisa complete. Você deve ter dificuldade em algum momento. Vá pedindo
ajuda aqui ou no irc.

Um abraço,

Luciana Fujii