Janelas e mouse touch no netbook

Ola!

Sou novato com Linux...

Tenho um netbook hp1040 com tela de 10'.
Estou usando o Debian Lenny e gostaria de usar o Gnome como
interface grafica porém me deparo com dois probelmas:

1) Tem aplicativos que parte de sua janela fica abaixo da barra inferior do gnome,
impedindo assim que eu leia o que está abaixo. Como faço para ver o contéúdo
que não está aparecendo?

2) Estou o mouse touch, ele funciona +/- parece que falta "calibrar"
o botão esquerdo e direito parece "falha"... tem como melhorar isto?

Já testei o NetBook com ubuntu 10.04 e esses problemas não aparecem com está distribuição
porém gostaria de permanecer com o Debian.

Alguem pode me dar uma dica??

Diác. Moretti

Mensagem:
Na  certeza  de  nossa  imortalidade, seguimos
nosso caminho fazendo o bem, desejando bem
e sendo a paixão única de nosso Deus.