=?UTF-8?B?RsOzcnVtIEdub21lIDIwMTA=?=

Olá,

desculpem por quebrar a thread sobre o Fórum GNOME 2010, mas é que não
estava escrito na lista ainda, acabei de ler pelo histórico. :/

Por estar fora do país não fui a ultima edição do FISL, mas a Izabel já
mencionou que o resultado da última edição do fórum não foi tão bom
quanto o esperado.

Concordo com o Padula que devemos maximizar o retorno para o projeto,
tanto em termos financeiros quanto de marketing, mas IMHO não precisamos
abrir mão do fórum em Natal nem de um mini-evento no FISL.

A minha visão é que, apesar de ser um evento com uma grande quantidade
de pessoas, o FISL tem caído em qualidade ao longo dos anos, então não
sei se essa quantidade de participantes se reverterá em potenciais
contribuidores para o projeto. A quantidade de eventos paralelos pode
inclusive ofuscar o fórum.

Além disso, uma vantagem indireta de realizar o fórum no ENSL é
alavancar o uso/desenvolvimento/ativismo de Software Livre fora do eixo
sul-sudeste. O IV Ensol mostrou que é possível sim termos eventos de
qualidade e com resultados excelentes no Nordeste. Extrapolando um
pouco, muitas dessas pessoas não iriam ao FISL, que se não for de avião
leva três dias de ônibus… Foi exatamente por causa desses fatores que
criamos em uma histórica reunião o ENSL, para apoiar e desenvolver o SL
no Nordeste. Ele foi um dos responsáveis pelo sucesso do I ENSOL,
integrou governo e comunidade em Aracajú, deu uma chacoalhada na turma
da Bahia e agora será um reforço para resgatar o Encontro Potiguar.

Já fui para o Ensol por minha conta então não irei ao FISL este ano, mas
posso ajudar bastante com o fórum em Natal. Como é aqui perto, podemos
inclusive organizar uma caravana do Ceará para participar. :)

Em termos financeiros, além da possível verba que poderia vir da
fundação e da própria organização do ENSL, poderíamos angariar
patrocinadores específicos para o fórum? Existem algumas empresas que
poderíamos abordar. Para isso, precisaríamos das definições do ENSL e de
um pequeno plano de marketing para o nosso fórum. Posso ajudar nisso,
caso necessário.

Meus primeiros dois centavos. :)

- --
Eder L. Marques