eis a interface: SORAIA



SORAIA - Sistema de Operações baseada e Realidade Aumentada e Interface Alternativa

preâmbulo:
O paradigma da Realidade Aumentada

A tecnologia da Realidade Aumentada consiste em mostrar um marcador para o computador, como por uma WebCam e o computador receber esses dados e projetar algo novo na tela ou no óculos virtual. (há exemplos como esse: http://www.youtube.com/watch?v=6Eohr1mmRTo) Temos assim uma nova forma de entrada de dados e de saída. A enrtada de dados ocorreu por meios como pedaços de papel para o computador interpretar. O fato desse movimento da entrada de dados não ter ocorrido diretamente a partir de bits foi um detalhe crucial nas relfexões para desenvolver a nova interface. Com o avanço da tecnologia é previsível que a RA (Realidade Aumentada) aceite marcadores menos óbvios. Imaginamos que no futuro uma folha de texto será entendida pelo computador sem precisar de marcador ou com um marcador muito discreto e pequeno num canto, como um carimbo.

Achamos que o poder da webcam se aproximará do de um scanner. Como scanners são poderosos por passarem uma luz no papel, enquanto que webcams capturam a imagem de imediato, pode ser que soluções mistas* surjam, por exemplo de pontar com dedo um pedaço do papel onde uma luz similar ao scanner vai passar. Ou seja, a webcam acompanha o dedo, e no local apontado um reconhecedor de imagens/caracteres mais poderoso captura os detalhes que a webcam não é capaz de capturar. Scanners reconhecem imagens e caracteres, mas apenas de forma passiva, colocando a foto ou texto para serem editadas, mas é bem diferente da RA, quando a imagem capturada desencadeia uma série de respostas de forma que haja interação em tempo real com o usuário.

Quanto à saída, à projeção de dados, pensar apenas na tela do monitor significa ignorar tecnologias de projeção em superfícies (http://www.youtube.com/watch?v=40tS8A-SJ6c), ou de óculos virtuais (http://www.youtube.com/watch?v=arYdn-05YcM), dois casos em que os dados aparecem fora do monitor. Não entendam essas possibilidades apenas como saída de dados, é de se ressaltar como elas são interativas (mesmo quando é apenas um laser sobre uma superfície http://www.youtube.com/watch?v=HP1uOXIJUm4) ou seja, simultaneamente enviam o dado e recebem de volta a imagem da interação do dado projetado com o usuário q


[Date Prev][Date Next]   [Thread Prev][Thread Next]   [Thread Index] [Date Index] [Author Index]