=?ISO-8859-1?Q?per=EDodo_de_reflex=E3o_=28Re=3A_desenvolverei_interface_s?= =?ISO-8859-1?Q?em_patente=3F=29?=

Olá a todos. Darei um aviso geral: são muitos comentários e informações que recebi (alguns deles contraditórios, por exemplo uns dizendo que idéia é patenteável e outros não).

Precisarei de um período para digeri-las e refletir sobre elas. O que posso dizer por hora é que havia ficado um pouco chateado pois alguns interpretam que a questão da interface é anterior à discussão da GPL: para elas interface são simplesmente usáveis para qualquer projeto, o que quer dizer que eu não estaria sendo benevolente, mas eu estaria fazendo apenas o óbvio.

(exemplo: se eu tivesse inventado ícones e janelas, eu não estaria sendo benevolente deixando os outros copiarem, os outros poderiam copiar - assim como a Microsoft e a Apple copiaram - sem nenhuma dó na consciência. Segundo essa visão, Steve Jobs ou Bill Gates não roubaram nada da Xerox - ou do Atari, como lembrou um- pois eles geraram seus próprios códigos para os sistemas deles usarem janelas e ícones. Assim, aí a Xerox não foi benevolente, ela só foi... trouxa? vide http://www.youtube.com/watch?v=0Rvn71r_Oic)

Bom, tudo isso devo ainda refletir, e também sobre modelos de negócios, etc, etc. É isso.

Mas de qualquer forma, obrigado por me trazerem questões para pensar.

Célio