Re: Grupos Locais do Gnome

Caro Júlio César,

É inevitável que essa tenha inicio sem a expressa apreciação por um
nome que não só traz consigo a carga de um dos maiores nomes da
história da antiga Roma mas que nos recorda que um grande nome faz um
grande homem. Permita-me então o inevitável trocadilho: Ave César!

Acompanhando auspiciosamente a permuta de escritas do GULA, não pude
evadir-me do fato notório ao qual temos acompanhado no Brasil com uma
frequência muito além da desejada. A precedência da criação sobre a
necessidade da mesma.

A criação de uma instância local de um agrupamento não deve preceder
a necessidade da criação do mesmo. Se considerado que tal agrupamento
já é existente, apenas a incapacidade de atuação em esfera mais ampla
poderia justificar a sua ramificação.

Considere ainda que é também notório que a fundação de agrupamentos
como este objetivam por vezes mais uma ascensão na cadeia de
notoriedade na cena do Software Livre nacional do que a fomentação do
conhecimento e útil produção intelectual. Parafraseando Sócrates: "A
maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser
aquilo que se deseja parecer."

Embora a circunspecção desses argumentos possam parecer apologia à
cautela, não nos permitamos a impetuosidade pois nela reside o exagero
que leva as massas opostas à nossa causa (a da livre fomentação do
conhecimento) a paródias e achincalhações sobre a forma como atuamos.

Em tempo, não se deve ter a esse como uma recusa a uma elaboração
diferenciada da fomentação do uso do GNOME em âmbito local, mas sim um
aviso de que as ações concretas devem preceder a formulação de
hierarquias e organizações que podem eventualmente findar sem qualquer
concretização. Resumindo, e ainda me permitindo a citação de Nicolau
Maquiavel: "Toda a ação é designada em termos do fim que procura
atingir."

Não se deve esquecer ainda que o recebimento da sua nesta lista já o
faz um membro do GNOME-BR, não sendo necessário qualquer outro
agrupamento para que você exerça as atividades de desenvolvimento,
treinamento e divulgação do GNOME em sua região.

Por último, convoco todos à real colaboração com o desenvolvimento do
GNOME, mudanças no Nautilus e GNOME-Panel tornam-se necessárias em
vista dos crescentes avanços feitos nos navegadores de arquivos e
painéis dos ambientes concorrentes.

Abraços,
Everaldo Canuto