Re: Gnome em =?ISO-8859-1?Q?decad=EAncia=3F?=

On Wed, 2008-06-11 at 11:40 -0300, Rodrigo de Brum Chimainski wrote:
> Olá para todos,
>

> Estive lendo a matéria no link
> http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/a_decadencia_do_gnome
>
> e acredito que em parte, o autor desta matéria tem razão.
> O Gnome tem mostrado poucas melhorias visíveis para os usuários finais
> ultimamente, mas para a parte técnica, as melhorias estão indo bem,
> (...)
> talvez eles não estejam no mesmo ritmo de correções de bugs como está
> o ritmo de correções do projeto Gnome.
>
> Como vocês, mais experientes, acham que está o projeto Gnome?
>
> Tudo de bom para todos,
> [...]

Eu simplesmente amo o gnome, por isso minha opinião pode ser um pouco
tendenciosa, mas eu acho que o moço que escreveu a matéria tá
completamente por fora =)

Eu dei uma palestra no fórum goiano de software livre esses dias, e por
causa disso, andei perdendo um tempo instalando versões antigas do
gnome. Instalei a 1.4 e baixei algumas versões da série 2.x, as mais
marcantes pra mim, como 2.4, 2.12 e a 2.14. Depois de ver a velharia
rodando, percebi mudanças gigantescas, quem é que se lembra do gnome
control center da versão 2.4? ou do nautilus? ou mesmo o painel?

Realmente *muita* coisa tem mudado. Até tava discutindo um dia com um
amigo, como é possível que de 6 em 6 meses, possa vir tanta coisa...

É bom lembrar também que o gnome implementa várias novidades da
freedesktop, como suporte ao cairo, hal, dbus e outras firulas =) Nos
projetos oficiais do gnome mesmo, quanta coisa legal foi surgindo hein?!
o anjuta cada dia menos feio =P o ekiga, networkmanager, cheese, etc...

E além disso, vários outros projetos utilizam os alicerces do gnome,
como o projeto mono, o próprio compiz e todo aquele mundarel de projetos
que agente vê no gnome files =)

Na pior das hipóteses, eu arriscaria dizer que o gnome escolheu um bom
caminho desde o começo, por isso nunca aconteceram mudanças tão
radicais...

--
Lincoln de Sousa <lincoln minaslivre org>

AlfaiaTI/Minas Livre