Re: Teclas de atalho "globais"

On Sat, Dec 13, 2008 at 9:07 PM, Alexandre Cavedon
<alexandre cavedon gmail com> wrote:
> Aloha

Olá, Alexandre! Como vai indo?

> Eu tentando implementar em um aplicativo de áudio (no gnome) uma
> funcionalidade de teclas de atalho "globais" (onde, de qualquer parte
> do desktop, tecla-se o atalho e o aplicativo realiza determinada
> ação).
> Alguém sabe me dar o caminho para eu iniciar esta implementação?
> Procurei algo no gconf, mas sem sucesso.

Não sei se vai ajudar, mas quem gerencia todas as teclas de atalho
globais no GNOME é o Metacity.
Veja as chaves /apps/metacity/keybinding_commands e
/apps/metacity/global_keybindings . Para usá-las, você terá que criar
o comando na primeira chave e conectar a tecla utilizando a  segunda.
Sendo assim, o seu programa deverá ter um "auxiliar" de linha de
comando que seja como um controle remoto (executa, se comunica com o
processo do programa e manda ele fazer algo). Tem um grande problema.
Os "slots" para os comandos no gconf são limitados, então você terá
que criar mais se for usar muitos... veja que os "commands" tem uma
sequência e eles são invocados pelos respectivos "run_command"
exemplo: run_command_1 em  /apps/metacity/global_keybindings é um
atalho para executar o "command_1" em
/apps/metacity/keybinding_commands .

Ajudou?

Abraço!