Re: Site GNOME-BR...

On Fri, 2007-03-02 at 14:26 -0300, Vicente Aguiar wrote:

> Olá pessoal!

Olá!

> Meu nome é Vicente Aguiar, sou membro do Projeto Software Livre Bahia
> [1] e atualmente estou tentando, mesmo que ainda de forma tímida,
> contribuir com o Porjeto de Tradução do GNOME-Br.
>
> Sendo bem direto com este email, gostaria de fazer uma sugestão à
> comunidade do GNOME-BR: o que vocês acham da possibilidade de
> construção de uma página comum para o "GNOME-Brasil" unindo assim
> todos estes sites abaixo num só?
>
>  - http://www.gnome.org.br/index.php
>  - http://live.gnome.org/GnomeBR/Traducao
>  - http://br.gnome.org/
>  - http://gnome-br.sourceforge.net/

Eu acho a idéia *ótima*! :)

> Pelo que pude perceber como um usuário brasileiro do GNOME,  para
> estimular ainda mais o crescimento da nossa comunidade local, assim
> como acontece na França [2] e na espanha[3], acho que seria bem legal
> centralizar todo conteúdo tupiniquim sobre o GNOME em *UM* único site
> - que poderá ser tanto para desenvolvedores e tradutores, como também
> para  *usuários* do GNOME no Brasil - como eu. :-)

Também acho. Inclusive, eu sou o mantenedor de uma lista sobre
desenvolvimento de aplicações usando o GTK+ (gtk-br) e, conversando com
o Lucas, sugeri que criássemos uma lista única, sob o domínio
br.gnome.org (ou afim), na qual eu faria a migração de todos os usuários
da minha lista, para a nova lista. O Lucas gostou da idéia, mas
infelizmente, depois nunca mais falou nada sobre o assunto.

> Sei que o Lucas Rocha e o Guilherme Pastore já estavam tentando fazer
> algo do tipo  no br.gnome.org   No entanto, na minha opinião, a gente
> poderia utilizar o Twiki da ASL [4], assim como faz o próprio KDE  [5]
> e outros projetos. Isto porque, além deste Twiki da ASL ser uma boa
> referência para o movimento nacional,  eu (e outros usuários leigos de
> programação) poderão atualizar e contribuir com conteúdo muito mais
> facilmente. ;-)

Na minha opinião, acho que o temos desenvolvedores *bons* e competentes,
na qual poderíamos criar uma comunidade de desenvolvedores brasileiros,
dispostos a trocar idéias e quem sabe, até desenvolver futuros projetos.

O que eu sinto (IMHO), é que os poucos desenvolvedores que fazem alguma
coisa no projeto GNOME, estão meio que "decepcionados" com o
desenvolvedores brasileiros, pois acreditam que eles "falam mais do que
fazem", ou seja, fica só na "política" e o "show me the code" que é bom,
nada.
Eu não tiro a razão deles, mas pense: se você monta uma comunidade de
desenvolvedores, com centenas de membros, mas apenas *um* deles
participa ativamente da comunidade, eu acredito que todo o esforço já
tenha valido a pena. Para aquela pessoa, você fez a diferença e juntos,
vocês podem fazer a diferença para o comunidade em geral
(internacionalmente falando).

> O que vocês acham?

Bom, já disse um pouco do que acho. Gostaria muito de ouvir o que vocês
acham também. :)

[]'s

--fx

Yahoo! Mail - Sempre a melhor op� para voc�
Experimente j� veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/