=?ISO-8859-1?Q?Disserta=E7=E3o_sobre_o_Projeto_GNOME.?=

Olá pessoal;

Como resultado de dois anos de pesquisas, estudos e a colaboração de
muitas pessoas, consegui concluir minha dissertação de mestrado que
tem o seguinte título: *Os Argonautas da internet: uma análise
netnográfica sobre a comunidade on-line de software livre do Projeto
GNOME a luz da teoria da Dádiva.*

https://www.colivre.coop.br/bin/viewfile/Main/VicenteAguiar?rev=1;filename=DissertacaoGnomeVersaoFinal.pdf

Este trabalho procurou responder uma questão bem recorrente sobre as
comunidades de software livre:  por que mais de 300 hackers de todas
as partes do mundo contribuem livremente para o desenvolvimento e
distribuição do GNOME e de que forma eles se organizam (via Internet)
para este processo?

Contudo, a grande  diferencial  dessa pesquisa  foi que, ao contrário
de fazer um questionário objetivo enviado por email, procurei entender
este "enigma" por meio da minha própria vivência aqui no projeto  e,
principalmente, por meio  de entrevistas presenciais com alguns
hackers do Projeto GNOME Internacional como, por exemplo, Louis Villa,
Vincent Untz, Gleen Foster entre outros.

Aqui do Brasil, gostaria de aproveitar e agradecer a Guilherme Pastore
por ter participado também da entrevista - que por sinal foi uma das
mais ricas! Além de Guilherme, tenho que frisar  o grande Lucasr  por
toda atenção, companheirismo e colaboração que tornaram possível e
viável a realização desta dissertação. O cara, praticamente, foi um
co-autor... valeu, Lucão! :-)

Para quem se interessou pela dissertação, é só baixar no link acima e
não esquecer  de fazer críticas ou comentários. Afinal, nenhum
trabalho científico é realizado na utopia do "individual". ;-)

--
Vicente Aguiar :-)