=?ISO-8859-1?Q?Re:_Sugest=F5es_gerais?=

Olá amigos,

> Olá todos,
> Já tivemos um "boost" no GNOME Brasil após o FISL com a entrada de
> várias pessoas na lista, e considerando que essa lista estava meio
> morta anteriormente, eu gostaria de sugerir que todos se apresentem
> para termos um idéia de quem está participando do grupo.

Fiquei na dúvida se a mensagem acima era apenas para a "diretoria"
(risos) ou para a "geral" também. De qualquer modo, apresentação nunca
é demais, então lá vai:

Sou graduado em Tecnologia de Processamento de Dados e Mestre em
Geoprocessamento. Atualmente sou professor da área de computação
(disciplinas de programação) da Universidade Estadual de Santa Cruz em
Ilhéus, Bahia.

Entrei de cabeça no sistema operacional Linux ano passado (o primeiro
FISL a gente nunca esquece!) e hoje já me considero um usuário "de
médio pra cima" do sistema. Mas ainda falta estudar muito!

Tenho atuado mais na parte de "evangelização" em Linux mas mais
fortemente na idéia e no conceito de software livre. Tenho uma
palestra de título "software livre e educação", onde falo porque seria
(na minha modesta opinião) obrigatório o uso de software livre em
ambientes educacionais, em especial no de uma universidade pública. E
isso não só para o curso de computação, mas sim para todos os cursos.
Tenho exigido dos meus alunos o uso do sistema linux (especificamente
o ubuntu, distribuindo cds que tenho conseguido através do shipit), e
divulgado informações (notas, textos) nos formatos do broffice.

Eu já tinha adotado o gnome como meu ambiente (um podólatra não
resiste a um pezinho... risos!), mas estabeleci um plano de contribuir
como desenvolvedor após a excelente oficina "enviando o primeiro patch
gnome" dada por Lucas Rocha no Festival de SL de Salvador (que foi em
Lauro de Freitas...). Tenho planos de usar o desenvolvimento do gnome
como matéria em minha disciplina de linguagem de programação
(linguagem C), as avaliações sendo, por exemplo, bugs selecionados do
"gnome love", consertado pelos alunos. Infelizmente ainda não consegui
colocar esse plano em prática porque outros afazeres estão atrasando
minha própria capacitação de desenvolvedor para o gnome.

É isso aí. Grande abraço a todos!
Carlos

=======================================
Prof. Carlos José de Almeida Pereira - CARLÃO
Computação - Univ. Estadual de Santa Cruz (www.uesc.br)
Ilhéus - Bahia - Brasil

"Que o caminho seja brando aos teus pés;
Que o vento sopre leve em teus ombros;
Que o Sol brilhe cálido em tuas faces;
Que as chuvas caiam serenas em teus campos.
E, até que eu de novo te veja,
Que a Deusa te guarde na Palma da Mão!"
          (Bênção Irlandesa adaptada)