Re: Sou iniciante em Linux e necessito e gostaria de saber como mudar do KDE para gnome.

Olá Manoel,

Fico muito feliz de saber que você pretende usar o GNOME. ;-)

Para utilizar o GNOME como seu ambiente desktop, basta utilizar alguma
distribuição GNU/Linux que utilize o GNOME. Existe uma lista dessas
distribuições aqui:

 http://www.gnome.org/~davyd/footware.shtml

Se não me engano, a distribuição que você utiliza atualmente,
Mandriva, tem pacotes para o GNOME. Sugiro que você procure se
informar nas listas/fóruns de discussão da Mandriva para saber como
instalar o GNOME nesse mesmo sistema.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

p az

--lucasr