Re: Ideia de =?UTF-8?Q?tradu=C3=A7=C3=A3o?=

On Mon, 20 Apr 2009 20:48:02 -0300, "Andrà Gondim"
<andregondim ubuntu com> said:
Olà Amigos,

Segue abaixo uma sugestÃo de um usuÃrio que chegou atà mim, se
concordar podemos mudar... Mas gostaria de saber a opiniÃo de todos,
segue o e-mail abaixo da assinatura.
[...]

---------- Forwarded message ----------
From: Marco Jesus
Date: 2009/4/17
Subject: TraduÃÃo
To: "andregondim ubuntu com" <andregondim ubuntu com>

NÃo sei se este problema à de traduÃÃo, mas vocà tem mais acessos e
por isso mando uma dica aÃ: trocar o "Desmontar volume" por
"Desconectar dispositivo". Pode parecer besteira, mas tento convencer
vÃrios Windows UserÂs a usar Ubuntu e jà vi gente atà reclamando
disso. Parece besteira, mas à lÃgico.

O termo "desmontar" Ã estranho para os usuÃrios novos porque o
prÃprio conceito à estranho a eles. A nÃvel de sistema de arquivos, o
Unix nÃo tem unidades distintas representadas por "C:" e semelhantes, e
sim um sistema de arquivo Ãnico, onde podem ser montados nÃo apenas
mÃdias removÃveis (CD-ROM, pendrive) mas tambÃm partiÃÃes de discos
rÃgidos internos e mesmo arquivos (imagens de partiÃÃes).

Se chamÃssemos isso de "desconectar", os usuÃrios novatos seriam
surpreendidos pelo comportamento de montagem de volumes, e os usuÃrios
que jà conhecem o sistema operacional de repente se veriam sem saber
usÃ-lo, podendo chegar mesmo a achar mais fÃcil o idioma inglÃs, se
tiverem conhecimento. Isso sem contar com a confusÃo com o ato fÃsico
de desconectar um disco rÃgido externo ou um pendrive.

Isso à resumido em uma regra de usabilidade: se duas coisas tÃm
comportamentos diferentes, elas devem ter aparÃncias diferentes.

Andrà Gondim està certo em trazer a discussÃo para a lista (embora
fosse ainda melhor trazer para a do LDP-BR), mas minha posiÃÃo à que
devemos manter a traduÃÃo como estÃ. NÃo por fundamentalismo
religioso, mas por pragmatismo de usabilidade.