=?ISO-8859-1?Q?Re=3A_Pr=F3ximo_f=F3rum?=

Olá a todos,

Acredito que qualquer lugar que aceite o Fórum terá nossos sinceros agradecimentos! :)

Observando historicamente teríamos 2004-Foz, 2005-Curitiba, 2006-Porto Alegre, 2007-Aracaju, 2008-Foz e 2009-Foz (nesse último foi considerardo como fórum só como continuidade dos encontros, mas não havia sido planejado como!).

A meu ver o mais importante é organizar algo sempre relacionado a um evento maior e que receba o Fórum não apenas para "receber o Fórum" mas sim com a intensão de patrocinar. Infelizmente ainda não temos bugdet suficiente para organizar algo autônomo. Em discussões passadas houve um impasse sobre aceitar ou não patrocínio de empresas, por isso seguimos apenas com os valores que a Fundação nos mandava. Só para informação, em 2004 e 2005 quem nos patrocinou foi a Novell norte-americana, aliás os melhores budget's que já tivemos (sem contar nos Press Releases mundial por parte deles) Em 2005 também troquei o valor que receberia por meu serviço de montagem da grade da Latinoware pela liberdade de incluirmos um número maior de convidados Gnome no evento. Muito parecida foi a situação em 2007 pois ao dar um apoio a organização do evento no contato com palestrantes os organizadores em retribuição incluíram mais palestrantes Gnome. Tanto em 2005 quanto em 2007 o Palestrante principal do evento para abertura e outros foi o Sr. Nathan Wilson, na época representatnte da Dreamworks Animation e palestrante Gnome. Nosso contato com o Nathan veio através de um Guadec. Na Latinoware sempre tivemos as portas abertas e sempre, por mais que tenham um budget apertado, o Fórum foi e será muito bem vindo. Em relação ao Fisl o Lucas poderia falar melhor pois não estive envolvida. A única coisa que lembro é que os participantes/palestrantes na maioria se auto financiaram.

Fiz essa "introdução" para dizer que sempre foi muito importante o respeito por parte das organizações dos eventos para com o Fórum. Facilitou muito. E por mais absurdo que fosse tínhamos que bater o pé para dizer: - Esse palestrante é nosso! :D

Sugestões que acho importante:
- Se o evento acontecer em lugar famoso turístico (como Nordeste e Foz) a aquisição das passagens e hospedagens ficam muito mais baratas utilizando pacotes turísticos. Caem em média 30% no total dos gastos.
- Caso não haja grande apoio financeiro para o Fórum o melhor é um local de fácil acesso para uma boa parte dos palestrantes pois caso contrário o investimento pessoal fica muito alto.
- Para o material, por exemplo camisetas o menor orçamento não é necessariamente a melhor alternativa quando pretendemos vendê-las. Isso porque depois de poucos meses após nossa participação em algo é comum receber emails de relamações quanto a qualidade do produto. O Fisl tem sido o campeão de reclamações, talvez por ser um número maior de participantes, talvez porque o público é mais crítico ou talvez mesmo porque não alcançamos a qualidade que gostaríamos no que foi vendido lá.

Se for para o 1o. semestre o ENSOL seria ótimo. E nosso contato é mais do que bom na pessoa do Anahuac. Para o 2o. semestre acredito que o Encontro Mineiro receberia o Fórum muito bem. Acho que o Kov não diria que estou exagerando!

Acredito que essas sugestões possam ajudar na escolha futura para o Fórum.

Jonh desculpa a demora na resposta!

Abraços a todos

Izabel

Em 23 de fevereiro de 2010 10:29, Jonh Wendell <jwendell gnome org> escreveu:
Em Dom, 2010-02-21 às 20:41 -0300, Bruno Boaventura escreveu:

> My frieeeeend! Filhota chegando na área? Parabéns! Para quem não
> entendeu... baiano não nasce, estreia.
>
> Eu não dou opinião sobre datas (porque sempre que sugiro uma data, não
> consigo liberação no trabalho para ir), mas acho melhor próximo ao
> final do terceiro semestre.
> Sobre o local, eu acho bom que seja feito no ENSL. Se for em setembro,
> melhor ainda... no final do mês, maravilha! O banco pode estar em
> greve. Desta maneira estarei colado!
>
> Abraço a todos!
>
> Bruno

Oi gente, vamos fazer assim.

Maio tá muito em cima mesmo. Fernandes Neto e Marcelo Santana (ambos de
Pernambuco), em conversa pelo IRC, ficaram de organizar algo lá no
ENSOL. Algo como uma mini-grade do GNOME ou por aí. Portanto, se alguém
planeja ir no ENSOL, entre em contato com um dos dois para juntar
esforços.

Quanto ao fórum, vamos deixar pro segundo semestre mesmo, assim temos
mais tempo pra planejar. A opção do ENSL é a mais provável, porque na
Latinoware já aconteceu 2 vezes seguidas, e fazer no nordeste seria
muito bom. Vou entrar em contato com o pessoal do ENSL pra ir trocando
ideias... Quem quiser ajudar ou dar alguma sugestão, etc, pode entrar em
contato comigo ou aqui na lista.

Izabel, você como organizadora oficial dos fóruns, pode falar! Somos
todos ouvidos ;)

T+,
--
Jonh Wendell