=?WINDOWS-1252?Q?Re:_P=F3s-FISL?=

Muitíssimo obrigado...

--
Andre Noel
http://andrenoel.com.br

http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

On 4/20/07, Vicente Aguiar <vicenteaguiar gmail com> wrote:
Em 20/04/07, Andre Noel<andrenoel ubuntu com> escreveu:
> Pensei em algo como: estimativa de usuários, estimativa de
> desenvolvedores, coisas do tipo... (é que esqueci de anotar sua
> palestra :) )

Olá André;

Estou fazendo uma pesquisa que já dura mais de um ano no Projeto GNOME
e já tenho alguns dados que podem te ajudar.

(Lucas, se tiver algo errado ou desatualizado, por favor corrija! ;-) )

- Membros da Comunidade

Tendo como base a lista de membros da Fundação [1] somado com os
mantenedores de pacotes que optaram por não ser membro da Fundação
(até o mês de julho de 2006), o  Projeto GNOME acaba envolvendo mais
de  300 pessoas entre  tradutores, desenvolvedores e colaboradores em
geral  que juntos fazem tem orígem de 59 países dos cinco continentes
do planeta. Mas, contando com contribuições esporádicas, este número é
muito maior. ;-)

Pelo que eu pude até agora observar por meio da pesquisa, quase a
totalidade dos membros (99%) da comunidade são do sexo masculino e a
maioria (33%) deles são de países da Europa Ocidental como França,
Inglaterra, Espanha e Alemanha, sendo outra boa parte (19%) dos países
da América do Norte. A América do Sul (Chile, Brasil e Argentina)
chega a representar 5% dos membros. No entanto, existem também pessoas
de países africanos e asiáticos como o  Índia, Irã, China, Tunísia,
Vietnã, Togo e Madagascar; e ainda da Oceania como, por exemplo,
Austrália e Nova Zelândia. Você pode então ter mais ou menos uma idéia
dessa "torre (bazar) de babel", olhando os projetos de tradução:
http://l10n.gnome.org/languages/   É de fato uma comunidade global!!
:-)

- Softwares e Pacotes

Até o segundo semestre de 2006,  o Projeto GNOME estava associado a um
sistema computacional composto por mais de 60 softwares entre
bibliotecas e aplicativos tanto do desktop como  da plataforma. Em
outras palavras, isto corresponde (segundo dados de uma outra pesquisa
que tive acesso) a mais de *dois milhões* de linhas de código - que
podem se ampliar  ainda mais a cada nova versão.

Assim, o fato do Projeto está dividido em diversos aplicativos e
bibliotecas acaba então estimulando uma forma de divisão da produção
em módulos de desenvolvimento -  de forma proporcional e
correspondente ao número de softwares, que atualmente gira em torno de
66.

- Organização

Dentro do contexto da estrutura organizacional da comunidade, todos os
mantenedores e colaboradores dos módulos de desenvolvimento de
software irão compor apenas um (nesse caso o de Hacking) dos 15
sub-projetos ou Times onde está  dividido e alocado o trabalho da
comunidade como um todo – como pode-se perceber no organograma (não
oficial) do Projeto GNOME que estou fazendo com os dados da pesquisa:
https://twiki.softwarelivre.org/bin/viewfile/Main/VicenteAguiar?rev=1;filename=OrganogramaGNOME2.4_.png

- Distribuições

Como podemos observar no site do Projeto [2], mais de *140
distribuições* GNU/Linux espalhadas pelo mundo adotam o GNOME.

[1] http://foundation.gnome.org/membership/members.php

[2]http://www.gnome.org/~davyd/footware.shtml

--
Vicente Aguiar :-)